Um efetivo de cerca de 85 mil — entre eles Força Nacional e Exército — está no Rio de Janeiro para assegurar o “sucesso” dos Jogos Olímpicos contra o crime e o terrorismo. Os fuzis e caveirões, com que moradores das áreas marginalizadas e reprimidas da cidade convivem há anos, agora também poderiam ser estampados nos cartões postais da Cidade Maravilhosa que habitam o imaginário mundial. Às vezes, é difícil saber se é uma grande celebração ou uma zona de guerra.
Este vídeo foi gravado em vários bairros do Rio de Janeiro onde os Jogos Olímpicos estão acontecendo, entre os dias 17 de julho e 4 de agosto.
Imagens: Barney Flow / Rodrigo Maia / Thiago Dezan
JÁ ESTÁ ACONTECENDO
Quando o assunto é a ascensão da extrema direita no Brasil, muitos acham que essa é uma preocupação só para anos eleitorais. Mas o projeto de poder bolsonarista nunca dorme.
A grande mídia, o agro, as forças armadas, as megaigrejas e as big techs bilionárias ganharam força nas eleições municipais — e têm uma vantagem enorme para 2026.
Não podemos ficar alheios enquanto somos arrastados para o retrocesso, afogados em fumaça tóxica e privados de direitos básicos. Já passou da hora de agir. Juntos.
A meta ousada do Intercept para 2025 é nada menos que derrotar o golpe em andamento antes que ele conclua sua missão. Para isso, precisamos arrecadar R$ 500 mil até a véspera do Ano Novo.
Você está pronto para combater a máquina bilionária da extrema direita ao nosso lado? Faça uma doação hoje mesmo.