As imagens de malas recheadas de dinheiro num apartamento em Salvador que teria sido usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB, foram a cereja estragada que faltava no amargo bolo da corrupção. Notas e mais notas que demoraram horas para ser contadas deram a impressão de que atingimos em setembro de 2017 o auge de um escárnio que parece não ter fim.
The Intercept Brasil disponibiliza aos leitores um gráfico interativo onde elenca os valores envolvidos em investigações – operações, inquéritos e denúncias – de casos de corrupção divulgadas neste mês emblemático pelo Ministério Público ou pela polícia. Para que se possa ter uma ideia do tamanho do possível estrago, os números foram comparados aos custos para realizar ações nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O levantamento inicial foi feito até esta quarta (13), quando a reportagem foi ao ar, e o “corruptômetro” marcava mais de R$ 2,8 bilhões. Se surgirem novos casos que já envolvam estimativa de valores suspeitos, o gráfico será atualizado. O limite das atualizações é o fim de setembro.
A reportagem com o gráfico poderá ser acessada na página de The Intercept Brasil até setembro de 2018, quando informaremos que fim levaram as investigações; se as suspeitas em torno dos desvios se confirmaram; como estão os acusados; e se algum dinheiro efetivamente retornou aos cofres públicos.
Confira abaixo os gráficos com a soma dos valores e o detalhamento dos casos:
Colaborou com infografia: Raquel Cordeiro
Temos uma oportunidade, e ela pode ser a última:
Colocar Bolsonaro e seus comparsas das Forças Armadas atrás das grades.
Ninguém foi punido pela ditadura militar, e isso abriu caminho para uma nova tentativa de golpe em 2023. Agora que os responsáveis por essa trama são réus no STF — pela primeira e única vez — temos a chance de quebrar esse ciclo de impunidade!
Estamos fazendo nossa parte para mudar a história, investigando e expondo essa organização criminosa — e seu apoio é essencial durante o julgamento!
Precisamos de 800 novos doadores mensais até o final de abril para seguir produzindo reportagens decisivas para impedir o domínio da máquina bilionária da extrema direita. É a sua chance de mudar a história!
Torne-se um doador do Intercept Brasil e garanta que Bolsonaro e sua gangue golpista não tenham outra chance de atacar nossos direitos.