Como um cientista na Amazônia se tornou alvo de perseguição e ameaças

Com estudos publicados nas revistas científicas Science e Nature, o pesquisador do Inpa Lucas Ferrante integra o grupo que previu o descontrole da covid-19 em Manaus, epicentro da nova e mais virulenta cepa que se espalhou pelo mundo.

Como um cientista na Amazônia se tornou alvo de perseguição e ameaças

O cientista Lucas Ferrante se tornou mundialmente conhecido por revelar ao mundo o desmonte das políticas ambientais do governo Bolsonaro. Ele publicou estudos que examinavam o tema nas maiores revistas científicas do mundo, como Science e Nature.

Com base nas investigações, o doutorando do Instituto de Pesquisas da Amazônia, o Inpa, municiou o Ministério Público Federal que moveu ações barrando projetos que destruiriam reservas indígenas e a grande parte da Amazônia. O grupo do qual Lucas faz parte também foi o primeiro a prever o descontrole da covid-19 em Manaus, epicentro da nova e mais virulenta cepa do coronavírus que se espalhou pelo mundo.

Sua exposição pública, porém, o tornou alvo de uma campanha de difamação que extrapolou as redes. Este vídeo retrata a perseguição de um cientista na Amazônia durante o governo Bolsonaro.

A VERDADE CUSTA CARO. O SILÊNCIO CUSTA AINDA MAIS.

As informações que você acabou de ler incomodam muita gente poderosa. É por isso que tentam nos silenciar com processos, ameaças e difamação.

A única barreira entre a verdade e a impunidade é um jornalismo sem rabo preso. O Intercept Brasil não tem donos bilionários e não aceita um único centavo de bancos ou políticos.

Nós acabamos de entregar os fatos. Agora, a bola está com você.  Se essa história te indignou, transforme isso em ação. Mostre a eles que não estamos sozinhos e garanta que ninguém nos cale.

ENTRE NESSA BRIGA COM A GENTE