Um grupo de 5 mil indígenas, na imensa maioria mulheres, passou o dia 7 de setembro acampado no Eixo Monumental de Brasília – a larga avenida em que ficam os prédios públicos da capital
A três quilômetros do acampamento, Jair Bolsonaro reuniu dezenas de milhares de apoiadores de extrema direita que pediam um golpe de estado e o fechamento do Supremo Tribunal Federal. As avenidas que margeiam o acampamento foram as vias usadas pelos bolsonaristas para chegar e sair do protesto.
O acampamento no coração da capital do país foi uma dura metáfora da situação dos povos indígenas em todo o Brasil. Cercados de inimigos por todos os lados e tendo que lidar com o descaso das autoridades que deviam protegê-los. Por causa disso, as mulheres tiveram que cuidar elas mesmas da própria segurança.
Temos uma oportunidade, e ela pode ser a última:
Colocar Bolsonaro e seus comparsas das Forças Armadas atrás das grades.
Ninguém foi punido pela ditadura militar, e isso abriu caminho para uma nova tentativa de golpe em 2023. Agora que os responsáveis por essa trama são réus no STF — pela primeira e única vez — temos a chance de quebrar esse ciclo de impunidade!
Estamos fazendo nossa parte para mudar a história, investigando e expondo essa organização criminosa — e seu apoio é essencial durante o julgamento!
Precisamos de 800 novos doadores mensais até o final de abril para seguir produzindo reportagens decisivas para impedir o domínio da máquina bilionária da extrema direita. É a sua chance de mudar a história!
Torne-se um doador do Intercept Brasil e garanta que Bolsonaro e sua gangue golpista não tenham outra chance de atacar nossos direitos.