Assédio sexual. Manipulação de crianças. Encenações. Um gabinete inteiro trabalhando para produzir vídeos, em uma máquina eleitoral de extrema direita turbinada por algoritmos. Era graças a práticas como essas que o vereador, influenciador, ex-policial e ex-MBL Gabriel Monteiro produzia seus vídeos, que alimentam um dos maiores canais do YouTube no Brasil.
Só na semana anterior à reportagem do Fantástico que revelou as denúncias de mentiras e assédios cometidos, Monteiro, atualmente sem partido, ganhou nada menos do que 30 mil novos seguidores em seu canal. Foi o maior crescimento entre todos os maiores canais políticos do país.
É uma máquina. No total, são 6,24 milhões de seguidores – mais de 1 milhão dos quais chegaram ao canal nos últimos quatro meses. Só o vídeo de Monteiro questionando a reportagem do Fantástico teve mais de 2 milhões de visualizações em um único dia.
Monteiro foi responsável por três dos 10 vídeos mais vistos em 75 canais de extrema direita no YouTube na semana entre 13 e 20 de março. Em comum, “Entrei no presídio da milícia! Fui na cela dos chefes!”, “A máfia dos ônibus escancarada! Fui atrás de todos!” e “Travei todos os reboques, tentaram fugir quando eu cheguei!” abusam do tom de justiçamento policialesco.
Já mostramos como esse tipo de canal explodiu nos últimos dois anos no YouTube, criando uma nova geração de policiais influenciadores que conseguem carreira política com base na audiência nas redes.
E o YouTube contribui impulsionando – e remunerando. Segundo uma estimativa feita pelo Intercept com o Social Blade, ferramenta usada para calcular a monetização de canais, só Monteiro pode faturar com seu canal até 231 mil dólares por mês – o que corresponde a mais de R$ 1 milhão.
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