Relator da CPI dos Apps na Câmara Municipal de São Paulo, Camilo Cristófaro, do PSB, proferiu uma frase racista na sessão de hoje da comissão. Único vereador conectado por videochamada, Cristófaro, aparentemente sem notar que seu microfone estava aberto, disse: “Eles arrumaram e não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?”.
A frase não foi captada pela transmissão ao vivo da sessão no canal da Câmara no YouTube, que ainda não havia começado, mas foi ouvida por todos os presentes no plenário, gerando revolta. Pressionado pela vereadora do Psol Luana Alves, única mulher integrante da CPI, o presidente da comissão interrompeu a sessão e a gravação da videochamada foi solicitada pelos membros do grupo à TV Câmara. Para um assessor parlamentar com quem falei, era importante pressionar “para que o áudio não sumisse”.
Alves se pronunciou no Twitter e disse que entrará com representação contra o parlamentar na Corregedoria da Câmara.
Tentei falar com a assessora de Cristófaro, mas ela parou de responder depois de saber do que se tratava o contato.
Você sabia que...
O Intercept é quase inteiramente movido por seus leitores?
E quase todo esse financiamento vem de doadores mensais?
Isso nos torna completamente diferentes de todas as outras redações que você conhece. O apoio de pessoas como você nos dá a independência de que precisamos para investigar qualquer pessoa, em qualquer lugar, sem medo e sem rabo preso.
E o resultado? Centenas de investigações importantes que mudam a sociedade e as leis e impedem que abusadores poderosos continuem impunes. Impacto que chama!
O Intercept é pequeno, mas poderoso. No entanto, o número de apoiadores mensais caiu 15% este ano e isso está ameaçando nossa capacidade de fazer o trabalho importante que você espera – como o que você acabou de ler.
Precisamos de 1.000 novos doadores mensais até o final do mês para manter nossa operação sustentável.
Podemos contar com você por R$ 20 por mês?