SÃO PAULO, SP, 04.09.2017: PROTESTO-SP: Cartazes protestam contra os recentes casos de assédio sexual, estupro e violência, nesta segunda-feira (4) na avenida Paulista em São Paulo. (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress)

Assédio no transporte público: um problema antigo que ninguém resolve

Mesmo medidas extremas, como carros femininos nos trens, não funcionam e chegam a ter 90% de presença masculina.

SÃO PAULO, SP, 04.09.2017: PROTESTO-SP: Cartazes protestam contra os recentes casos de assédio sexual, estupro e violência, nesta segunda-feira (4) na avenida Paulista em São Paulo. (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress)

Você já sentiu nojo, indignação e impotência ao ter seu corpo violado enquanto só desejava chegar em casa após um dia de trabalho ou estudo? Eu já. Infelizmente, é difícil encontrar uma mulher que não tenha compartilhado desses sentimentos ao sofrer assédio no transporte público. Não é nada novo ou incomum. O reflexo de como a coisa vem funcionando está nas manchetes da última semana:

Pesquisa Datafolha publicada em julho deste ano revela que 35% das mulheres que sofreram assédio estavam no trem, metrô ou ônibus. As denúncias cresceram 850% em quatro anos em São Paulo. Além das muitas subnotificações.

Os recentes casos reacenderam o debate nada novo sobre assédio. No mesmo dia em que o acusado de ejacular em um mulher no ônibus voltou para as ruas, o Tribunal de Justiça de São Paulo lançou uma campanha incentivando as vítimas a denunciarem os casos de assédio no transporte público. Os homens em flagrante de situação de assédio passarão por um curso de conscientização sobre os efeitos do machismo. Além disso, em uma ação educativa, cartazes serão espalhados em uma tentativa de ensinar aos homens que o corpo da mulher não está incluso no valor da passagem.

Passageira segue de trem, em vagão especial para mulheres, para a estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, RJ. (Rio de Janeiro, RJ, 05.07.2011. Foto de Giuseppe Bizzarri/Folhapress)

carros exclusivos para as mulheres não são respeitados

Foto de Giuseppe Bizzarri/Folhapress

Segregação de gênero

Em uma tentativa de amenizar os efeitos da cultura do estupro em que vivemos – e assumindo que ela existe –, carros femininos no trem e no metrô foram adotados no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. A priori, a separação de homens e mulheres pode ser uma solução imediata para os casos de assédio. No entanto, além de não contribuir no debate sobre gênero para que o assédio deixe de existir em outros ambientes, mais parece um atestado de que os homens podem a qualquer momento atacar mulheres.

Porém, mesmo essa medida imediatista e extrema – que segrega homens e mulheres para evitar ejaculadas surpresas – não funciona. No Recife, o carro opera desde o início do ano sem sucesso. Não existe fiscalização e homens transitam livremente no espaço que deveria ser reservado às mulheres.

No Rio de Janeiro, dados da Agetransp de abril deste ano revelam que a presença masculina nos vagões especiais dos trens fiscalizados chega próxima a 90%.  A aposta da Assembleia Legislativa do Rio para que a medida tenha o resultado esperado é aplicar  multas para homens que forem pegos nos horários pré-estabelecidos. Os valores variam de entre R$ 184,70 e R$ 1.152,70, levando em consideração casos de reincidência.

Mudança na lei

A multa também é a pena de 35% dos casos de assédio denunciados no transporte público, quando o assediador chega a ser levado à cadeia, de acordo com levantamento feito pelo jornal “O Globo”. Os juízes classificam os casos como importunação ofensiva ao pudor, que não chega a ser considerado crime, pois não existe uma pena intermediária entre  esses casos e o estupro, hediondo.

 “É preciso refletir sobre os tipos penalmente relevantes”.

Em 2009, quando houve a mudança na legislação, todo tipo de violência sexual passou a ser considerada estupro e, de acordo com o código penal, para que o ato seja considerado estupro a vítima precisa ser constrangida ao ato carnal ou ato libidinoso. Como, em termos jurídicos, constranger é obrigar e não envergonhar, os casos de assédio têm penas mais brandas de acordo com a interpretação da lei.

A repercussão do caso do ejaculador de São Paulo, que com 17 ocorrências semelhantes continuava sem uma pena mais rígida, levantou o debate sobre mudanças na lei e divide os juristas. Em nota, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, afirmou que “é preciso refletir sobre os tipos penalmente relevantes, sinalizando as condutas de maior reprovabilidade social, que devam ser apenadas de forma mais severa e apontando para as alterações legislativas que se façam necessárias”.

Enquanto as mudanças na lei e gênero estão começando a ser debatidos, mulheres seguem tentando se locomover sem ejaculações surpresas no transporte público.

🚨 O QUE ENFRENTAMOS AGORA 🚨

O Intercept está vigiando manobras eleitorais inéditas da extrema direita brasileira. 

Os golpistas estão de cara nova, com seus ternos e sapatênis. Eles aprenderam estratégias sofisticadas de marketing digital para dominar a internet, que estão testando agora nas eleições municipais.

O objetivo final? Dominar bases de poder locais para tomar a presidência e o congresso em 2026. 

Não se deixe enganar: Bolsonaro era fichinha perto dos fascistas de sapatênis…

O Intercept não pode poupar esforços para investigar e expor os esquemas que colocam em risco nossos direitos e nossa democracia.

Já revelamos as mensagens secretas de Moro na Lava Jato. Mostramos como certas empresas e outros jornais obrigavam seus trabalhadores a apoiarem Bolsonaro. E expusemos como Pablo Marçal estava violando a lei eleitoral. 

Mas temos pouco tempo, e muito mais a revelar. Agora precisamos de recursos para colocar mais repórteres nas ruas. Para isso, precisamos de sua ajuda. Somos financiados por nossos leitores, não pelas empresas ricas que mandam em Brasília.

Faça parte do nosso time para causar o impacto eleitoral que você não verá em nenhum outro lugar! Faça uma doação de qualquer valor ao Intercept hoje mesmo! 

APOIE O INTERCEPT HOJE!

Entre em contato

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar