Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público vai investigar ex-procurador Marcello Miller

Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público vai investigar ex-procurador Marcello Miller

Procurador da República do Distrito Federal vê indícios de crime e encaminha investigação interna para os núcleos de combate à corrupção.

Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público vai investigar ex-procurador Marcello Miller

As gravações de conversas entre os executivos da JBS contém indícios de que o ex-procurador Marcello Miller atuava em favor da empresa antes mesmo de pedir exoneração. Frente a esta nova informação, na manhã desta terça, 5, o Ministério Público do Distrito Federal direcionou para o Núcleo de Combate à Corrupção, em caráter de urgência, uma investigação já existente sobre Miller.

A investigação original foi aberta no dia 26 de maio, mas até então tratava-se de um procedimento preparatório, um ato que precede a abertura de inquérito. Nesta terça, após as novas gravações serem noticiadas, o procurador substituto Felipe Fritz Braga entendeu haver indícios de crime e despachou o caso para o Núcleo de Combate à Corrupção. Ainda não foi feito o procedimento interno que indica para qual dos seis ofícios do núcleo o inquérito será encaminhado.

https://twitter.com/HelenaTIB/status/905178497517309953

O procurador estabeleceu como objetivo apurar sobre “utilização pelo advogado, quando membro do MPF, de acesso privilegiado a informações internas da instituição com obtenção de resultado que discrepa das outras colaborações firmadas com o MPF”.

Braga também pediu para que se verifique se Miller desrespeitou o art. 95, V, da Constituição, segundo o qual é vedado a membros do Ministério Público, entre outras coisas:

“I – exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;

II – receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo;”

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que as gravações “contêm indícios, segundo esses dois colaboradores [Joesley Batista e Ricardo Saud], de conduta em tese criminosa atribuída ao ex-procurador Marcello Miller”. Janot conta em despacho emitido na segunda-feira, 4, que Saud foi gravado afirmando estar “afinado” com Miller. No despacho, Janot deu prazo até sexta, 8, para o ex-procurador prestar esclarecimentos.

Marcello Miller deixou o MPF em abril passado para atuar no escritório Trench, Rossi & Watanabe, que negociou o acordo de leniência da JBS. Ele se desvinculou da firma em julho. A advogada Esther Flesch, responsável pela contratação de Miller, também abandonou a empresa na semana passada.

🚨 O QUE ENFRENTAMOS AGORA 🚨

O Intercept está vigiando manobras eleitorais inéditas da extrema direita brasileira. 

Os golpistas estão de cara nova, com seus ternos e sapatênis. Eles aprenderam estratégias sofisticadas de marketing digital para dominar a internet, que estão testando agora nas eleições municipais.

O objetivo final? Dominar bases de poder locais para tomar a presidência e o congresso em 2026. 

Não se deixe enganar: Bolsonaro era fichinha perto dos fascistas de sapatênis…

O Intercept não pode poupar esforços para investigar e expor os esquemas que colocam em risco nossos direitos e nossa democracia.

Já revelamos as mensagens secretas de Moro na Lava Jato. Mostramos como certas empresas e outros jornais obrigavam seus trabalhadores a apoiarem Bolsonaro. E expusemos como Pablo Marçal estava violando a lei eleitoral. 

Mas temos pouco tempo, e muito mais a revelar. Agora precisamos de recursos para colocar mais repórteres nas ruas. Para isso, precisamos de sua ajuda. Somos financiados por nossos leitores, não pelas empresas ricas que mandam em Brasília.

Faça parte do nosso time para causar o impacto eleitoral que você não verá em nenhum outro lugar! Faça uma doação de qualquer valor ao Intercept hoje mesmo! 

APOIE O INTERCEPT HOJE!

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar