BELO HORIZONTE, MG,  15.09.2017: JAIR-BOLSONARO - O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante palestra na Fumec, universidade privada de Belo Horizonte (MG) nesta sexta-feira (15). (Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia/Folhapress)

Jornal inglês cita Bolsonaro como favorito para 2018 e coloca o dedo em ferida que ninguém quer ver

Segundo as duas pesquisas mais recentes, o militar da reserva ganha em todos os cenários sem Lula – que pode ser preso ou impedido de concorrer a qualquer momento.

BELO HORIZONTE, MG,  15.09.2017: JAIR-BOLSONARO - O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante palestra na Fumec, universidade privada de Belo Horizonte (MG) nesta sexta-feira (15). (Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia/Folhapress)

Eis que o Financial Times, em uma análise sobre a economia brasileira, cravou que Jair Bolsonaro  – o militar da reserva e deputado federal que faz apologia da tortura, da pena de morte e do estupro – é o favorito nas eleições presidencias do ano que vem. O periódico londrino, ao que parece, fez uma conta simples.

Bolsonaro, ou Bolsomito, para o séquito que o venera com religiosidade neonazista, está em segundo na pesquisa CNT/MDA e na do Poder360, ambas divulgadas esta semana.

“Ah, mas segundo lugar não é favorito.” Bem, não é. Mas as chances de a Justiça impedir Lula de concorrer são cada vez maiores. Sem o líder petista e se as eleições fossem hoje, Bolsonaro, ganharia de qualquer um. E, pasmem, com folga.

Apesar dos números, contudo, a imprensa tradicional prefere discutir se o quarto lugar vai ser disputado por Doria ou Alckmin . Há também quem simplesmente garanta que o capitão da reserva nunca chegará lá.

Essa negação faz sentido. As pesquisas são um retrato do momento atual, não do futuro. Além disso, ninguém (ou quase ninguém) quer que o pior aconteça. É melhor, portanto, acreditar na hipótese de insanidade coletiva passageira. Vale dizer que boa parte dos americanos também pensavam assim. E agora a ONU faz cara de paisagem enquanto um desajustado berra que vai destruir uma nação inteira.

🚨 O QUE ENFRENTAMOS AGORA 🚨

O Intercept está vigiando manobras eleitorais inéditas da extrema direita brasileira. 

Os golpistas estão de cara nova, com seus ternos e sapatênis. Eles aprenderam estratégias sofisticadas de marketing digital para dominar a internet, que estão testando agora nas eleições municipais.

O objetivo final? Dominar bases de poder locais para tomar a presidência e o congresso em 2026. 

Não se deixe enganar: Bolsonaro era fichinha perto dos fascistas de sapatênis…

O Intercept não pode poupar esforços para investigar e expor os esquemas que colocam em risco nossos direitos e nossa democracia.

Já revelamos as mensagens secretas de Moro na Lava Jato. Mostramos como certas empresas e outros jornais obrigavam seus trabalhadores a apoiarem Bolsonaro. E expusemos como Pablo Marçal estava violando a lei eleitoral. 

Mas temos pouco tempo, e muito mais a revelar. Agora precisamos de recursos para colocar mais repórteres nas ruas. Para isso, precisamos de sua ajuda. Somos financiados por nossos leitores, não pelas empresas ricas que mandam em Brasília.

Faça parte do nosso time para causar o impacto eleitoral que você não verá em nenhum outro lugar! Faça uma doação de qualquer valor ao Intercept hoje mesmo! 

APOIE O INTERCEPT HOJE!

Entre em contato

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar