A mãe vai ser deportada. O pai é imigrante ilegal. Com quem fica a filha?

Jhoseline ainda estava presa com grandes chances de ser deportada, e Miguel também poderia ser deportado caso acionasse o sistema.

A mãe vai ser deportada. O pai é imigrante ilegal. Com quem fica a filha?

Em 20 de maio, o telefone de Miguel Amaya tocou. Miguel, um imigrante sem documentos que vive em Oakland, na Califórnia, aguardava ansiosamente uma ligação de sua esposa, Jhoseline, que, juntamente com a filha de 8 anos dos dois, Michelle, estava enfrentando a perigosa jornada de El Salvador até os Estados Unidos. Alguns dias antes, Jhoseline e Michelle haviam escapado de uma experiência de quase morte, trancadas na carreta de um caminhão onde elas e outros imigrantes quase ficaram sufocados depois de ser abandonados pelo “coiote” [como são conhecidos os “guias” nas travessias ilegais de fronteira] que os acompanhava.

A voz do outro lado da linha não era de Jhoseline, mas de um agente do Serviço de Imigração e Controle Aduaneiro, ICE. O que mãe e filha acharam que seria o fim da jornada representou, na verdade, o começo de um novo pesadelo. Pela política de “tolerância zero” do governo Trump, Jhoseline e Michelle foram separadas no momento de sua captura. Foi a primeira vez que Jhoseline esteve longe de sua filha.

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar

As semanas seguintes foram marcadas por angústia e desespero para a família Amaya. Enquanto Miguel tentava localizar sua filha, Jhoseline permanecia em um centro de detenção em El Paso, aguardando o retorno a El Salvador, pois um juiz havia determinado que ela não se qualificava para um pedido de asilo e assinou uma ordem final de deportação. Depois de duas semanas de busca frenética, Miguel finalmente localizou Michelle. Começou então o intimidante processo de conseguir a liberação da menina, acrescido de uma escolha nada invejável: brigar para reuni-la a sua mãe, ainda presa e com grandes chances de ser deportada, ou a seu pai, que poderia ser deportado caso acionasse o sistema.

Enquanto milhares de menores são reunidos às suas famílias, a história dos Amaya traz à tona os impactos duradouros da “tolerância zero”, mesmo depois que Michelle foi libertada para ficar com seu pai. Jhoseline, enquanto isso, continua a rezar por sua própria libertação: os advogados conseguiram reverter a ordem final de deportação e recorreram, requerendo a revisão de seu pedido de asilo. O futuro permanece incerto, mas o trauma psicológico e emocional causado a essa jovem família é visível e permanente.

Tradução: Deborah Leão

🚨 O QUE ENFRENTAMOS AGORA 🚨

O Intercept está vigiando manobras eleitorais inéditas da extrema direita brasileira. 

Os golpistas estão de cara nova, com seus ternos e sapatênis. Eles aprenderam estratégias sofisticadas de marketing digital para dominar a internet, que estão testando agora nas eleições municipais.

O objetivo final? Dominar bases de poder locais para tomar a presidência e o congresso em 2026. 

Não se deixe enganar: Bolsonaro era fichinha perto dos fascistas de sapatênis…

O Intercept não pode poupar esforços para investigar e expor os esquemas que colocam em risco nossos direitos e nossa democracia.

Já revelamos as mensagens secretas de Moro na Lava Jato. Mostramos como certas empresas e outros jornais obrigavam seus trabalhadores a apoiarem Bolsonaro. E expusemos como Pablo Marçal estava violando a lei eleitoral. 

Mas temos pouco tempo, e muito mais a revelar. Agora precisamos de recursos para colocar mais repórteres nas ruas. Para isso, precisamos de sua ajuda. Somos financiados por nossos leitores, não pelas empresas ricas que mandam em Brasília.

Faça parte do nosso time para causar o impacto eleitoral que você não verá em nenhum outro lugar! Faça uma doação de qualquer valor ao Intercept hoje mesmo! 

APOIE O INTERCEPT HOJE!

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar