Se você já assina a nossa newsletter, lê as reportagens, nos assiste no YouTube e nos acompanha nas redes sociais, já sabe que fazemos jornalismo combativo e sem rabo preso com anunciantes. Se você é novo por aqui, seja bem-vindo! Estamos felizes em te receber e explicar que nossa missão é produzir um jornalismo investigativo que gera impacto e chama as coisas pelo nome que elas têm.
Por aqui, as postagens vão seguir essa mesma missão. O Notas surge num ano crucial para a democracia brasileira, em que o país vai às urnas com a chance de tirar Bolsonaro e seu projeto fascista do poder – e em que manobras golpistas e autoritárias serão estratégia da extrema direita para não entregar a cadeira presidencial. Termos um espaço para a cobertura das eleições de forma ágil foi um dos motivos para o blog ter surgido.
Mas não o único: por aqui, você também encontrará informações exclusivas e leituras originais sobre os temas mais importantes da semana.
Se você é fã do nosso jornalismo premiado, fique tranquilo: os conteúdos do site e do YouTube, que podem levar meses para serem produzidos e editados dentro dos nossos critérios rigorosos de apuração, checagem e edição, seguirão normalmente.
O Notas é o lugar de histórias mais curtas, informações exclusivas, análises de impacto e, claro, os bastidores das reportagens e vídeos do Intercept (você não faz ideia de quantas histórias existem por trás de uma boa história).
É tudo isso que a equipe do TIB passa a compartilhar aqui a partir de agora. Acompanhe o Notas, o blog do Intercept.
JÁ ESTÁ ACONTECENDO
Quando o assunto é a ascensão da extrema direita no Brasil, muitos acham que essa é uma preocupação só para anos eleitorais. Mas o projeto de poder bolsonarista nunca dorme.
A grande mídia, o agro, as forças armadas, as megaigrejas e as big techs bilionárias ganharam força nas eleições municipais — e têm uma vantagem enorme para 2026.
Não podemos ficar alheios enquanto somos arrastados para o retrocesso, afogados em fumaça tóxica e privados de direitos básicos. Já passou da hora de agir. Juntos.
A meta ousada do Intercept para 2025 é nada menos que derrotar o golpe em andamento antes que ele conclua sua missão. Para isso, precisamos arrecadar R$ 500 mil até a véspera do Ano Novo.
Você está pronto para combater a máquina bilionária da extrema direita ao nosso lado? Faça uma doação hoje mesmo.