Em 2021, você acompanhou no Intercept a série Pistas do Desmatamento, na qual o repórter Hyury Potter (nenhum parentesco com Harry) investigou sinais de crimes na Amazônia a partir de um grande levantamento sobre pistas de pouso clandestinas na floresta. O projeto só foi possível graças ao apoio da Rainforest Investigations Network, o RIN, do Pulitzer Center, que deu suporte financeiro para Potter passar um ano mergulhado no assunto – além de treinamento e apoio editorial, junto com o Intercept.
Com o trabalho, Potter encontrou uma mina de ouro de faturamento bilionário trabalhando com licenças irregulares, uma refinaria de ouro cujo sócio é um belga condenado por lavagem de dinheiro e um vídeo revoltante que revelou dois anos de destruição provocada pela garimpo ilegal em uma terra indígena. O esforço coletivo do RIN está entre os finalistas do prestigiado prêmio Sigma, de jornalismo de dados. Embora o projeto de Potter esteja na reta final, mas vocês ainda verão novas histórias dele aqui no Intercept.
A boa nova é que o RIN aprovou um novo projeto em parceria conosco para 2022. A repórter Fernanda Wenzel vai investigar a grilagem de terras públicas na região onde mais cresce o desmatamento na Amazônia. É um reforço fundamental para nossa cobertura ambiental. Fique ligado!
Temos uma oportunidade, e ela pode ser a última:
Colocar Bolsonaro e seus comparsas das Forças Armadas atrás das grades.
Ninguém foi punido pela ditadura militar, e isso abriu caminho para uma nova tentativa de golpe em 2023. Agora que os responsáveis por essa trama são réus no STF — pela primeira e única vez — temos a chance de quebrar esse ciclo de impunidade!
Estamos fazendo nossa parte para mudar a história, investigando e expondo essa organização criminosa — e seu apoio é essencial durante o julgamento!
Precisamos de 800 novos doadores mensais até o final de abril para seguir produzindo reportagens decisivas para impedir o domínio da máquina bilionária da extrema direita. É a sua chance de mudar a história!
Torne-se um doador do Intercept Brasil e garanta que Bolsonaro e sua gangue golpista não tenham outra chance de atacar nossos direitos.