Ver mais Vazamento de Moraes embala fantasia bolsonarista 21 de agosto Fabio de Sá e Silva Vazamentos de conversa sobre Alexandre de Moraes são vazios de substância jurídica, mas fazem bolsonarismo sonhar. De todo jeito, passou da hora de concluir os inquéritos e vermos sentenças.
Ver mais Puxadinho do trumpismo: Biden tenta reverter conservadorismo da Suprema Corte 13 de agosto Fabio de Sá e Silva Biden tenta reforma para desfazer os estragos de uma campanha conservadora de décadas para se apossar do Supremo. Caso serve de alerta ao Brasil.
Ver mais Vozes Veto a crime de fake news eleitoral não torna a internet terra sem lei 5 de junho Fabio de Sá e Silva Levou quase três anos, mas o Congresso finalmente analisou o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a trecho da Lei de Segurança Nacional e Crimes contra o Estado Democrático de Direito (14.197/2021) que previa como crime a: Comunicação enganosa em massa Promover ou financiar, pessoalmente ou por interposta pessoa, mediante uso de expediente não fornecido diretamente […]
Ver mais Vozes Não foi só burrice de Zambelli. Foi um grave crime contra a democracia. 23 de maio Fabio de Sá e Silva Falas de Carmén Lúcia e Alexandre de Moraes no STF podem ser engraçadas, mas não podemos esquecer a gravidade da invasão ao sistema do CNJ.
Ver mais Vozes A história da bizarra audiência no Congresso dos EUA sobre as fake news bolsonaristas 14 de maio Fabio de Sá e Silva Ideia de que Brasil vive uma ditadura judiciária não colou nem entre republicanos e soou fútil diante da tragédia no Rio Grande do Sul.
Ver mais Vozes Cinco pontos para uma discussão séria sobre a 'ditadura do Xandão' 17 de abril Fabio de Sá e Silva Ao longo de uma semana, um consórcio entre Bolsonaristas, “jornalistas investigativos” e o bilionário Elon Musk chacoalhou a cena pública brasileira. Tudo começou quando os tais “jornalistas” publicaram registros banais da diretoria jurídica da plataforma X, ex-Twitter, cujo sentido manipularam para sugerir que o Brasil vive uma ditadura judicial, comandada pelo Ministro do Supremo Tribunal […]
Ver mais Vozes Para aperfeiçoar a formação jurídica, bastaria Sergio Moro ler com autocrítica o seu próprio processo de cassação 12 de abril Fabio de Sá e Silva Ao contrário do que ocorreu na Lava Jato, o ex-juiz teve que prestar contas à lei e pôde invocar livremente seus direitos e garantias processuais.
Ver mais Vozes Três visões da justiça vão definir o futuro da democracia no Brasil 4 de janeiro Fabio de Sá e Silva Três projetos da justiça como força política coexistem e vão definir os rumos do terceiro mandato de Lula e de nosso regime democrático.
Ver mais Vozes Lava Jato seguirá como fio desencapado na política brasileira até ser passada a limpo 30 de maio Fabio de Sá e Silva Participação de Deltan Dallagnol no Roda Viva mostra repetição de discurso vitimista e apego desesperado a uma operação usada como partido político no país.
Ver mais Vozes Lula mantém Justiça e Segurança Pública juntas para evitar criação de ministério-quartel 3 de janeiro Fabio de Sá e Silva Além de aumentar custos, separar as áreas em duas pastas geraria pressão pela ocupação de cargos pelas polícias, muito próximas a Bolsonaro.
Ver mais Vozes Lula e as elites 19 de julho Fabio de Sá e Silva Que as elites tenham prosperado em seu governo e rejeitado Dilma não quer dizer que tenham aceitado o ex-presidente e o reconhecido como um dos seus.
Ver mais Vozes Alexandre de Moraes: um indicado à altura do momento de destruição de direitos e proteção à corrupção 10 de fevereiro Fabio de Sá e Silva Com ele, governo Temer ganha um cão de guarda para fazer frente a possíveis obstáculos.
Ver mais Vozes PEC 241 é uma tragédia política e jurídica 13 de outubro Fabio de Sá e Silva Congelamento das despesas públicas acirraria disputa entre segmentos sociais por acesso a recursos e pressionaria Congresso a colocar em primeiro plano as necessidades da maioria da população