Veja onde o aborto já é permitido na América Latina
STF começa a julgar a descriminalização do aborto esta semana, e vizinhos que avançaram na pauta nos mostram caminhos possíveis na região.
STF começa a julgar a descriminalização do aborto esta semana, e vizinhos que avançaram na pauta nos mostram caminhos possíveis na região.
O Giro Latino te conta como vai a “tempestade perfeita” no país e onde os militares brasileiros entram nessa história.
A crise do coronavírus
Enquanto boa parte dos países ainda estão longe de ter suas populações vacinadas com duas doses, República Dominicana, Chile e Uruguai dão o pontapé na 3ª dose. Mas será que já deveríamos estar pensando nisso?
Por todo o continente, manifestantes têm se levantado contra antigos símbolos coloniais e de ditadores na tentativa de evitar a exaltação de um passado de repressão.
Enquanto o governo acusa os EUA de estarem por trás de tudo e Washington aproveita para anunciar novas sanções contra ilha, quem sofre de fato é a população cubana, mostrando que vivemos um capítulo novo de um filme conhecido.
O governo de Luis Arce segue querendo revirar até o último detalhe do golpe que apeou Evo Morales do poder. E essa busca, que já cruzou as fronteiras e bateu no Equador e na Argentina, promete chegar aqui também.
Para entender o que pode acontecer se o plano de Guedes e de Bolsonaro de leiloar 100% da estatal ainda esse ano for adiante, é bom olhar para quem já fez isso antes de nós: a Argentina.
Não sabemos se Bolsonaro algum dia vai responder pelos mortos pela covid-19, mas tem um caso que pode levá-lo a julgamento – ao menos internacionalmente. O genocídio da população indígena.
A Abdla e a Soberana 2 já tiveram suas eficácias divulgadas e agora a ilha mira na produção de 100 milhões de doses requisitadas por ao menos 30 países.
Se o Brasil decidir pelo voto impresso auditável, pode enfrentar a mesma indefinição que acontece no país hermano.
Autoritarismo, pandemia de covid-19, repreensão à imprensa, sanções dos EUA e até acusações de violência sexual marcam trajetória do líder sandinista no poder.
Poucas autoridades ignoram os riscos da pandemia da covid-19 quanto à Conmebol. E agora a confederação ganhou o apoio de Bolsonaro para trazer a Copa América ao Brasil às vésperas da 3ª onda do coronavírus .
Ao contrário de muitos vizinhos, o país tem vacinado a população a todo vapor e planeja se tornar em breve um oásis pós-covid.
Além das várias dificuldades para vacinar, os países latino-americanos enfrentam outro problema em comum: o preço geopolítico para obter acesso às doses contra a covid-19.
Maurício Brum, do Giro Latino, te conta como o governante Nayib Bukele caminha para criar um ‘bukelistão’ no país – sob aplausos da direita brasileira.
A repórter e historiadora Sylvia Colombo conversa com Lucas Berti e Maurício Brum, do Giro Latino, sobre o livro O ano da Cólera - protestos, tensão e pandemia em cinco países da América Latina.
A possível eleição da filha do ditador peruano pode nos ensinar sobre o futuro do bolsonarismo no Brasil.
A falta de vacina contra a covid-19 é só mais um dos elementos que compõem a crise no Haiti hoje. O país caminha sem Congresso, com violência em alta e um presidente cada vez mais autoritário.
Edição especial do Giro Latino entrevista Ollanta Humala sobre eleições e a crise da pandemia no país e sobre Lava Jato, Lula e Bolsonaro.
Líderes civis e militares que derrubaram Evo Morales entraram de vez na mira da Justiça boliviana, a começar pela ex-presidente Jeanine Áñez.