Ver mais
Por que este pesquisador brasileiro negou um prestigioso prêmio bancado por uma big tech
Sociólogo brasileiro investigou como a estatística do governo pode ser capturada por big techs. Então, um prêmio prestigioso provou o seu ponto.
Ver mais
Sociólogo brasileiro investigou como a estatística do governo pode ser capturada por big techs. Então, um prêmio prestigioso provou o seu ponto.
Ver mais
A boiada da IA
Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará liberou uso de água sem fiscalizar suficiência, apenas com base em autodeclaração de empresa.
Ver mais
Debate crítico sobre papel das big techs na crise climática aparece fora do evento oficial, puxado pela sociedade civil; big techs preferem eventos a portas fechadas
Ver mais
Aliança entre bilionários do Vale do Silício e políticos de extrema direita promete reconfigurar os EUA – com reflexos em todo o mundo.
Ver mais
COP30 sem filtro
Falta de detalhamento da pegada das big techs, que respondem por até 4% das emissões globais, dificulta ações, diz agência digital da ONU.
Ver mais
Criadora do ChatGPT citou condição durante reunião no Ministério das Comunicações. Debate sobre pagar pelo uso de dados para treinar modelos é central à regulação de IA e está conectada aos data centers.
Ver mais
A AWS não é apenas um serviço de hospedagem de dados; ela é o sistema circulatório do capitalismo digital.
Ver mais
A boiada da IA
Procurador Alessander Sales manda fazer perícia e diz que pedirá a interrupção do processo se a Semace emitir licença antes do resultado.
Ver mais
Autora de livro sobre a OpenAI, criadora do ChatGPT, Karen Hao alerta que, por trás do lucro, a indústria de IA defende uma ideologia predatória que aprofunda a desigualdade e repete lógicas coloniais.
Ver mais
Vozes
Mil desligamentos em um só gesto. Foi isso que o Itaú fez em setembro de 2025: cortou trabalhadores em home office sob a justificativa de “baixa produtividade”. O critério não foram metas batidas, nem avaliações de desempenho, tampouco relatórios de gestores. Foi o número de cliques no computador, o tempo com a tela ativa, a […]
Ver mais
Mobilização reúne indígenas, comunidades rurais e organizações da sociedade civil. Projeto do TikTok gastará 30 mil litros de água por dia com aval do governo.
Ver mais
Cartas Marcadas
Na semana passada, você deve ter acompanhado as notícias sobre o nascimento da federação União Progressista, a nova maior força política do país. Os números são impressionantes: 109 deputados federais, 15 senadores, seis governadores e mais de 1,3 mil prefeitos. A federação é fruto da fusão entre União Brasil e Progressistas, e já chega com […]
Ver mais
Telegram é conhecido por negligenciar moderação, mas decisão recente do STF determina que plataformas agora são responsáveis por conteúdos criminosos de usuários.
Ver mais
Ex-agentes de inteligência de Israel estão empregados em várias empresas de tecnologia – muitas prestam serviços no Brasil.
Ver mais
Funcionários de escola estadual de Londrina denunciam problemas causados pela produtora Dreams, que produz os vídeos e lucra milhões ao expor menores em conteúdos que têm insinuações de teor sexual, violência e intrigas.
Ver mais
Proposta que reduz responsabilidade das big techs foi oficializada por Fernando Máximo, do União Brasil, mas metadados revelam que verdadeiro autor é executivo da Meta.
Ver mais
A boiada da IA
Projeto que gastará por ano energia equivalente a 2,2 milhões de brasileiros foi enquadrado como “construção civil”. Motivo é que, sem lei nacional, cada estado decide como fazer o licenciamento.
Ver mais
A boiada da IA
Grupo marchou até a Superintendência de Meio Ambiente do Ceará para exigir consulta prévia e criticar o uso de água. Área onde data center será instalado é território reivindicado pelo povo.
Ver mais
Ecossistema de canais e contas com mais de 30 milhões de seguidores ligados a uma produtora fatura milhões por ano produzindo vídeos infantis com insinuação de teor sexual, violência, intrigas e ilegalidades claras, como propagandas de bets.
Ver mais
A expansão silenciosa das infraestruturas digitais transforma territórios periféricos em zonas de sacrifício, reorganiza o trabalho e consolida uma nova lógica de dependência e dominação transnacional